quarta-feira, 25 de maio de 2011

Perfumes - um capítulo à parte

Parece frescura, mas um bom perfume faz toda a diferença...
Sou encantada por eles. Não só pelo aroma, mas pelas suas embalagens. 
E nessa de me apaixonar por aromas e embalagens, comecei a colecionar... 
Minha coleção ainda é pequena , espero aumenta-la em breve (rsrsrs) e procuro alguns que são difíceis de achar (Joy Jean Patou e o Harley Davidson Cool Spirit), mas o meu preferido e que eu uso é o Parisienne - Yves Saint Laurent, acho delicioso...fora a embalagem que é uma jóia...linda.


O perfume nasceu no Egito. Só deuses e os mortos em seus rituais utilizavam. Posteriormente sendo  usado pelos faraóes, e assim se popularizou.
A França é referência em perfumes, pois especializou-se numa perfumaria de alto padrão em qualidade.

Conheça um pouco as diferenças de concentração:
  • Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (25%) de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de parfum EDP (deo): varia de 12-18% (15%) de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de toilette EDT: 8-14% (10%)de compostos aromáticos (essência).
  • Eau de cologne EDC (deo colônia): 3-7% (5%), baixa concentração de essências (essência).
  • Splash Perfumes EDS: 1% de compostos aromáticos (essência). 
 
Quando vamos comprar um perfume, vemos sempre uma descrição: mas o que elas significam?
  • Notas de Saída (Cabeça)
São as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco. Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
  • Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
  • Notas de Fundo (Base)
Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.         
   Mas como escolher um perfume?  
Procure sempre passar num local da sua pele para saber como o cheiro ficará em você.Nunca compre um perfume baseado apenas no seu cheiro no vidro.
Procure sempre aplicar o perfume nos locais com maior irrigação sanguínea, como os pulsos, pois  sangue que circula em nosso corpo esquenta o perfume e faz com que sua fragrância seja mais exalada.
Quando sair para comprar, não experimente mais do que três perfumes, pois o olfato é perdido e acabamos confundindo o aroma.    
Perfumes ideais para cada personalidade:      
Pessoas românticas: fragrâncias florais; ex: Daisy  Marc Jacobs.     Pessoas com estilo sexy: perfumes amadeirados ou com aroma de baunilha são uma boa opção; ex: Amour de Kenzo.
Pessoas mais esportivas: perfumes cítricos; ex: Ô de Lâncome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário