segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Frio e a história da máquina de costura

Esse fim de semana foi gelado. Aproveitei e coloquei em prática meus dotes de costureira (hahaha) e enfim minha toalha xadrez saiu. Saiu também um caminho de mesa de galinha e um tapetinho de chita. A máquina de costura trabalhou bastante esse fim de semana.
Vou contar a história dessa máquina:
Ela era da avó do meu marido. A família dele tem um hábito que eu acho maravilhoso: eles conservam coisas e memórias. Há alguns anos ela faleceu, e então junto a muitas coisas que eram especiais pra ela, a máquina foi junto para a casa do meu sogro. Minha sogra, tem as máquinas dela, e então essa que era da vó, ficou guardada (já que era portátil, uma novidade pra época). Lá um belo dia, precisei fazer uma costura reta (nem lembro o que era) e pedi pra minha sogra fazer, conversando sobre máquinas, ela se lembrou dessa Singer guardadinha...
Eu como amo uma coisa antiga, pedi na hora pra ver, e lá fomos nós duas.
Foi amor a primeira vista!
Na sua maletinha original, ainda com a linha passada pelo último uso, com as agulhas do tempo da vó. Juro, fiquei emocionada, pois ainda constava medidas, anotações e bobinas de um objeto tão estimado da bisavó dos meus filhotes.
Mas a surpresa não para por ai. Dentro da máquina, encontramos  cartões calendários de todos os meses de 1959 de pin ups originais... lindos, lindos, e eu como amo já estou providenciando molduras pra elas.
Minha surpresa e alegria foi maior ainda, quando meu sogro, vendo aquele momento "remember", disse rapidamente enquanto passava no corredor: "Tatiana, leve a máquina na assistência, mande regular e fique pra você".
Pulei de alegria, perguntei ainda: "Porteira fechada?"
Moral da história, ganhei a máquina, ganhei os calendários e hoje ela está comigo, ainda no estojo original, funcionando que é uma belezinha e fazendo coisinhas bonitinhas. Penso em comprar uma mais moderninha, mas o lugarzinho da máquina da vó é garantido e especial na casa... ah, as fotos das toalhinhas que fiz, depois eu posto...

2 comentários:

  1. Olá.. E poste tbm fotos das pin ups.. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, amei este seu post, também ganhei uma máquina igualzinha da avó do meu marido. Ela está viva, mas como foi morar na casa da filha dela (minha sogra) resolveu se desfazer de muitas coisas e como eu amo coisa antiga também, ela resolveu me dar. Fiquei muito feliz... Abraços.

    ResponderExcluir